oficinas-vinhos-verdes
Casa da Eira

Sáb 26 Out ▷ 11H

Oficina: "Da uva ao lagar: nas origens do Vinho Verde"
Oficinas Família

HISTÓRIAS EM TONS DE VERDE

Com Gonçalo Maia Marques

M/ 3
Duração: 1h30

Partindo da inspiração do conhecimento da região dos Vinhos Verdes, através das fotografias de Sérgio Jacques publicadas na obra "No Reino do Vinho dos Homens" (expostas no lugar de realização da oficina), pequenos e graúdos deixam-se inspirar na criação de novas obras de arte em pintura, plasticina e papel eva que recriam o ciclo da vinha, a beleza da paisagem e toda a herança cultural associada à vitivinicultura na nossa região demarcada dos Vinhos Verdes.

Serão, para o efeito, orientados por uma família de 4 membros e em que, cada um, acompanhará as atividades de pintura, escultura com plasticina e construção de materiais EVA.

Pretende-se que fiquem com recordações para toda a vida de um quotidiano de trabalho e esforço para que se pudessem produzir os melhores vinhos, feitos a partir das melhores e mais telúricas castas e com as histórias mais aliciantes para serem, depois, fruídas e degustadas em família e sem medo do álcool porque, afinal, a vinha é cultura e é civilização, muito para lá de uma bebida (com recurso a materiais manipuláveis).

____

Gonçalo Nuno Ramos Maia Marques

Docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) onde leciona nas áreas da Educação Histórica e Patrimonial na formação de Professores e educadores de infância e no curso de Gastronomia. Doutor em História, com Distinção e Louvor, por unanimidade, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011). Investigador do INED. Foi Bolseiro de Doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian (2008-2011). É membro dos corpos sociais do Centro de Estudos Regionais de Viana do Castelo (CER) e Cancelário-Mor da Confraria do Vinho Verde. Publicou várias dezenas de títulos entre livros, capítulos de livros e artigos científicos especializados. Destaca-se, recentemente, a sua obra “No Reino do Vinho dos Homens: uma viagem pelos Mosteiros, Vinhos e Gastronomia do Noroeste” (2017), que teve fotografia de Sérgio Jacques. Recebeu, em outubro de 2023, o Prémio de História Alberto Sampaio, instituído na Academia das Ciências de Lisboa, pelos Municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento.

Bilhetes na recepção do Museu ou online - BOL.