exposiçoes-museu-2024

11H -13H — 14H - 19H

Exposições Museu
Exposições

Visita às três exposições do Museu: "Coleção da família Gramaxo" + "Figuras na Paisagem Vistas de Dentro para Fora" + "Francisco Laranjo — Diálogo dos Elementos".

Do Colecionismo da família a uma coletiva Contemporânea, passando pela revelação de um vasto arquivo de um renomado artista plástico - Francisco Laranjo. Esta é uma imersão pelas diferentes formas de apreciar a arte que atravessa os diferentes tempos.

FIGURAS NA PAISAGEM VISTAS DE DENTRO PARA FORA
curadoria de Maria de Fátima Lambert

COM — Albano Afonso — António Olaio — Engrácia Cardoso — José Almeida Pereira —  Paulo Brighenti — Rita Carreiro —  Rita Magalhães — Sofia Pidwell — Sofia Torres —  Zulmiro de Carvalho

Dez artistas reinventam modos estéticos de como se olham figuras ao contemplar composições bi e tridimensionais onde residem figurações de seres imaginários, antropomórficos e zoomórficos.

Na poética de seres e espaços, vêem-se mitologias, imaginações e simulacros: as memórias antropológicas e estéticas são patrimónios atuantes. A diversidade e as tipologias dos objetos de arte clamam pela visão especular do presente, que reverbera em descobertas inesperadas e sublimes.

DIÁLOGO DOS ELEMENTOS - FRANCISCO LARANJO
curadoria de Maria de Fátima Lambert, em parceria com o Arquivo Francisco Laranjo

Diálogo dos Elementos toma nome da pintura de Francisco Laranjo, que se reflete no texto escrito pelo próprio (e recuperado por Francisco Miguel Laranjo no contexto do Arquivo Francisco Laranjo). Assumiu-se como mote agregador para este projeto expositivo. Apresentam-se obras realizadas por Francisco Laranjo no período compreendido entre 1977 e até 2019. A compilação das peças de desenho e pintura, de cerâmica e azulejo, de esculturas demonstram a extrema capacidade em estruturar uma obra conjunta, cuja coerência significa vivificação e uma criatividade plural no domínio de materiais e técnicas que se vê inesgotável.

EXPOSIÇÃO DA COLEÇÃO
curadoria de Álvaro Siza Vieira

Uma porta de entrada para o ambiente íntimo que espelha o investimento cultural da Colecionadora Maria de Fátima Gramaxo - pintura de diferentes períodos artísticos e artes decorativas.

Alojam-se as coleções, disponibilizando-as em contexto museológico para o público. É o que sucede, quando a colecionadora Maria de Fátima Gramaxo, decidiu alargar a todas/os um conjunto das peças da sua coleção, que se mostram na exposição de longa duração no edifício do Museu.

Bilhetes na recepção do Museu ou online - BOL.